quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Coalhada seca

Se tem uma coisa que eu amo e como até de colher é isso. Vez ou outra me dá cinco minutos e aquela vontade louca de comer coalhada, quando eu estou com preguiça vou correndo até o Habib´s mais próximo e compro logo 3 porções, para garantir que a vontade será liquidada... RS.. Mas quando eu não estou com preguiça (nem lombrigas desvairadas... RS.. ), eu vou até o mercado, compro 2L de leite tipo A (fazenda, ok?!), um copinho de coalhada (eu prefiro a da VIGOR), volto correndo pra casa.

Fervo o leite e deixo amornar, não tenho termômetro em casa, a temperatura ideal é quando você coloca o dedinho (lave antes, pliiiiiiiisssssss) dentro da panela e consegue ficar 10 seg lá dentro. Tá, isso pode parecer meio nojento, mas pensa só: eu lavo as mãos, eu não tenho termômetro em casa (acho isso frescura d+) e a coalhada é pra mim!!!!!!!!!!!!!! Então, porque não?? Bom, depois que achou a temperatura ideal, misture o copinho de coalhada,tampe bem a panela, enrole em um cobertor (ou toalha) e deixe no forno desligado por 12 horas, pode ser qualquer outro lugar quentinho, mas é que no forno não atrapalha em nada, NE?!

Após as 12h você verá a coalhada pronta, eu deixo uma porção fresca assim para comer de manhã com frutas e cereal, outra parte eu seco. Coloco um pano de prato fino dentro de uma peneira e jogo a coalhada lá, deixo na geladeira por mais umas 5h, porque eu gosto dela bem sequinha. Fica uma delicia!!! Pouco ácida, mas muito saborosa. Eu amo comer com torrada ou pão integral, flor de sal e umas gotas de azeite. Adoro!!!!!!

5 comentários:

  1. Eu também sou louca por qualhada seca!!! Nunca fiz em casa!
    Carolzinha não é nojento por o dedinho não, nojento é por o cotovelo kkkkkkkkkk.... eu tava procurando receita de iogurte natural e acredita que tinha uma que dizia que o ponto do leite é quando consegue por o cotovelo???? Como assim por o cotovelo????? Nojoooooooo!!! Fui de dedinho mesmo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Carol,
    Nunca experimentei coalhada, mas lendo o seu post, me deu até uma vontade de provar.
    E no meu caso, também faço como você, com o dedinho..rs..rs..
    Só usei coalhada para fazer bolo.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. que engraçado. eu nunca comi mas tem aspecto de ser mesmo bom!! beijos

    ResponderExcluir
  4. Humm! Eu gosto mas nunca fiz em casa. Sem dúvida vale a pena, deve ser muito melhor.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Como é bom .... anotada sua receita. Bjs.

    ResponderExcluir

Adoro receber recados, fico muito feliz com o seu! Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...