quinta-feira, 28 de abril de 2011

Esponja de maçã

Nem tudo são flores ou sai como gostaríamos na vida, certo?? Certo!!!!!! Então, comigo, lógico que não é diferente...
A idéia inicial era fazer um rocambole lindo e fofinho como esse aqui ó...
IMG_4456-2

do livro....
Mas o meu não virou um rocambole massaroca, porque na hora de enrolar ele quebrou todo... acho que foi porque ele estava gordinho demais, ou assou demais?!?! Ainda não sei direito... Mas ele ficou fofinho pelo menos e uma delícia!!!
IMG_4454-2

Então, a receita, para você que consegue enrolar um rocambole bonitinho é essa... Aproveita e me ensina, por favor?! rs..

Massa...
1 1/3 xic de farinha de trigo
1 1/2 col de sopa de fermento
3/4 xic de manteiga sem sal amolecida
3/4 xic (generoso) de açúcar normal, levemente pulsado no liquidificador, para ficar super fino
3 ovos
1 col sopa de extrato de baunilha... no meu caso usei uma das minhas favas ...
2 col sopa de leite

Peneire a farinha, o açúcar e o fermento e misture, adicione a manteiga, bata bem... Misture os ovos com um garfo antes de adicionar e acrescente os outros ingredientes...
Forre uma fôrma retangular média com papel manteiga e verta a mistura, leve ao forno pré-aquecido e deixe assar até dourar ...

Recheio
4 maçãs descascadas e raladas / picadas
2 col sopa de açúcar
1 xic de água
1 col sopa de canela

Deixe no fogo até reduzir e ficar levemente caramelado, deixe esfriar e reserve

Quando a massa estiver assada, vire-a sob um pano umedecido, coloque o recheio e vá enrolando cuidadosamente, deixe esfriar antes de retirar o pano envolto.

Polvilhe açúcar e canela em cima e sirva! Pode reparar... parece uma esponja de tão macio!

Um comentário:

  1. Carolzinha, to gostando de ver nas fotos! :)
    Nem todas as receitas saem como gostaríamos ou igual aos livros, mas é isto ai.. bora tentar!

    bjos, Glau

    ResponderExcluir

Adoro receber recados, fico muito feliz com o seu! Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...