quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dicas para uma festinha de queijos e vinhos...



O inverno está chegando, aqui em SP já está um frio do caramba... e nada como um bom vinho, um fondue, uma seleção de queijos para encontrar amigos e dar muitas risadas.

Pensando nessa seleção de coisas, eu tenho elaborado uns posts bacanas, para dar dicas de fondue (sim, estou com umas receitas diferentes e deliciosas de fondues...), tem também as racletes e dessa vez eu vou de queijo!

Aaaamo queijo e acho que uma noite de queijos e vinhos não é só colocar um monte de coisa na mesa e está pronto! E aquele amor na preparação, na seleção, na organização da noite especial?!?! rs...Não significa que é trabalhoso, nem caro, porque vamos combinar que programas baixa renda são divertidos e podem ser "glam" também!

Sendo assim vamos por partes:
- Quem e quantos:
Amigos de um mesmo grupo, de grupos diferentes, familiares.. quem você quiser... só não pode ser alérgico a queijo!!! É bacana deixar claro qual o tema do encontro para não causar desconforto a ninguém. Quantos? O ideal é convidar de 6 a 12 pessoas - gente suficiente para a conversa fluir e pequena o suficiente para ser um "encontro de amigos"...

- Quantidade e tipos:
A quantidade de queijo vai depender de quantos acompanhamentos você terá e se os seus convidados são comilões ou não... rs, mas em média, considere 60gr de queijo por pessoa. Aconselho comprar talvez um ou outro a mais, até porque não será problema algum se sobrar queijo em casa, né!?
Escolha pelo menos 4 tipos de queijos que tenham paladares diferentes, limite a quantidade que você compra pois se tiver muitos, vai acabar misturando demais os sabores. Ideal que seja bem explorado o sabor e a textura de cada, não vale virar farofa!! rs..

Variedade é a palavra chave!
Os queijos são classificados pelo tipo de leite, bem como pelo estilo. Os principais são: leite de vaca, leite de carneiro e leite de cabra. Os estilos do queijo são definidos por sua consistência (ex: parmesão), casca (ex: brie), cor (ex: blue cheese) e sua idade.
Tente escolher queijos de diferentes estilos para oferecer uma degustação que englobe um de cada. Você pode também fazer algo mais temático, escolher queijos de vários países ou de um país apenas. Independente da sua escolha tente variar queijos dos sabores mais suaves ao mais fortes, tendo pelo menos um queijo mais conhecido para criar uma experiência muito agradável ao paladar de seus convidados.

-Como servir

O queijo deve ser sempre servido na temperatura ambiente, para manter seu sabor original, sendo assim, deixe fora da geladeira (caso esteja) 1 hora antes de servir.
Dependendo do tamanho do grupo que você receberá, pode montar tábuas de queijos individuais ou uma mesa com os queijos em diferentes placas, para que cada um possa se servir. Lembrando os melhores apoios de queijo são as placas de madeira, mas pode ser também ardósia, granito, vidro ou qualquer outra que suporte a força da faca..
Sugira sempre que comecem pelos queijos de sabor mais fraco, para que os sabores mais acentuados não "mascarem" os mais neutros.

- Facas
Não que seja NECESSÁRIO... mas fica bacana ter um daqueles conjuntos de faca para queijo, sabe?!
Para facilitar está ai a relação de faca x queijo, que facilita... rs..



De baixo para cima:
1Parmesão: Usado para queijos mais duros. Parmiggiano, Reggiano, Grana, Padano e Faixa Azul.
2. Pasta: Utilizado para espalhar queijos cremosos, semelhante a uma espátula. Cottage, Cream Cheese, Mascarpone e Requeijão.
3. Mole: Esta faca é apropriada para cortar queijos moles e macios. Brie, Gorgonzola, Cheddar, Mussarela, Roquefort e Camembert.
4. Duro: Utilize para cortar queijos duros como Ementhal, Gruyère, Pecorino, Edam, Provolone e Gouda.
5. Multiuso: Você pode usar para os queijos duros ou para cortar pedaços de presunto Parma.
Deixe sempre as facas ao lado de cada queijo respectivamente.

- Acompanhamentos
Pães fatiados, biscoitos, torradas, muita água para limpar o paladar, azeitonas, frios, frutas secas, frutas frescas (como pêras que combinam com blue cheese), nozes e o que mais a sua imaginação permitir... sem esquecer do vinho!!!  Mas eu não vou dar muito pitaco nessa área, porque não sou grande conhecedora. Nessa hora é legal pedir que cada convidado traga uma garrafa assim não fica pesado para o bolso de ninguém, né?! Porque vamos combinar que hoje em dia o queijo o preço do queijo está bem salgado por aí, não?!
Falando em vinho, eu deixo uma dica de um blog bem bacana que eu sempre acompanho e que justo hoje veio com dicas de vinhos que custam até R$55,00 ... olha ai a sua festinha de queijos e vinhos ficando econômica para você e seus convidados!!!

Bom, acho que eu já falei demais, depois de tudo isso é só se jogar nas taças e nos queijos, com uma conversa muito animada e momentos deliciosos ao lado dos queridos!


Um comentário:

  1. queijo e vinho pra essa epoca de agora aqui de sp é uma otima pedida, ou um fondue então.

    ResponderExcluir

Adoro receber recados, fico muito feliz com o seu! Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...