terça-feira, 21 de junho de 2011

Deixe o seu recado após o sinal..... beeeep!!

113219078

Estou indo ali pertinho, para dar uma esvaziada na cabeça, namorar bastante, bater perna, me divertir, comer muito bem, colecionar mais momentos inesquecíveis na vida, passar um pouco de frio, dar umas bundadas na neve, conhecer gente nova, tirar zilhões de fotos, ver um pôr-do-sol sob nova perspectiva, experimentar muitas sensações novas....

Volto logo, enquanto isso, aproveitem tudo o que já foi publicado por aqui, quando eu voltar, posto tudo o que eu vi, comi e as outras coisas sensacionais que eu tenho certeza que irei viver.... ai ai... férias, ainda que curtinhas é sempre bom!!!

Bom feriado para vocês!!!
Beijos,
Carol

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Inspiração...

Eu vivo fuçando em um mooonte de blogs, para achar inspiração de comidas, idéias de decoração de pratos, apresentação, sabores, misturas e selecionei aqui algumas legais que eu achei por aí...
recipes-hi-hat-cupcakes-1
Cupcakes com cobertura de marshmallow com casca de chocolate... Daqui..

strawberry4
Morangomallow (eu que inventei..rs.) brulee.. daqui

img22m
Flores matinais... daqui

raspberry-rockets-4
Framboesas recheadas... daqui
E por último...

bacon-and-eggs
Bacon com ovos fake!... daqui

Boa quinta para vocês!!

Ahhh... só para agradecer todos os comentários super fofos que eu tenho recebido aqui no Bouquet, eu AMO receber o "feedback" de vocês... #pessoacarente .. hahahahaha

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Penne ao molho de camarões vermelhos

IMG_5789

Meu pai agora só janta em casa, se eu cozinho.. mas acontece que eu nunca durmo em casa e o único dia da semana que eu não tenho compromisso a noite é segunda-feira.. ai já viu.. o coitado só janta coisa decente de segunda ... rs... nos outros dias ele se vira com lanche. Já contei que meu pai faz lanches deliciosos?!? Pois é.. ele faz! rs

Nesse dia a minha missão era salvar alguns camarões que estavam fazendo aniversário na minha geladeira e eu estava com desejo de comê-los, fiz essa jantinha em 20 minutos, sem brincadeira e ficou muito bom!!!

Descasquei e limpei aprox 300gr de camarão, deixei descansando com um sal temperado com lemon & Pepper por uns 10 minutos. Coloquei a água do macarrão para ferver e enquanto isso eu aqueci uma colher de sopa de azeite, salteei os camarões e reservei. Na mesma panela, eu dourei 1/2 cebola, 1 pimenta dedo de moça picada (sem as sementes) e 1 tomate fresco bem maduro, depois que soltou a água de tudo eu acrescentei 2 xic de molho de tomate (pronto, congelado que eu tinha feito há um tempo atrás.. você adiciona o molho que preferir, ou tomates pelados também serve!), acerte o sal e a pimenta e deixa lá para reduzir, acrescentei os camarões e 1/2 xic de vinho branco seco, deixei reduzir ainda mais. Desliguei o fogo, repousou por 2 min. Nisso eu escorri o macarrão que já estava al dente coloquei em porções individuais nos pratos e cobri com o molho e um toque final de manjericão fresco!
Tará!!!!! Sensacional! Ardidinho com gosto de camarão e um toque de vinho branco...

terça-feira, 14 de junho de 2011

Ovos recheados ou Devil eggs

IMG_5783

Ta.. eu abro o jogo, eu adoro ovo cozido... pronto falei! rs
Mas a minha dieta consciência não me permite comer sempre, né?!  Ontem eu cheguei em casa e tinha uns cozidos, dei uma incrementada e ficou delicioso.
Lembro que minha avó fazia uns desses quando tinha festa em casa e servia de entradinha, eu adoro!

A minha versão foi bem simples e adaptada, mas é o tipo de coisa que fica boa com a criatividade de cada um, pode colocar atum, maionese (é usada geralmente, mas eu não curto, então não usei! rs.), algum queijo, cebola e o que mais a sua geladeira tiver.. rs..
Esse ovo é chamado no EUA de Devil eggs e a principal característica é ser ardido, então lá eles capricham na páprica e na pimenta vermelha em pó.. aí vai do gosto de cada um..
No meu caso eu fiz o seguinte: cortei dois ovos cozidos no meio, separei as gemas.. amassei com um garfo e coloquei (tudo medido "no olho".. ) azeite, sal, salsa picada, meio tomate picado, requeijão cremoso, noz moscada e dill picado também...
Ficou delicioso!!!!
IMG_5779

domingo, 12 de junho de 2011

Bolo (sensacional) de chocolate .... cura qualquer dor de cotovelo no dia dos namorados..


Alguém me diz, como é possível emagrecer ou deixar de comer besteiras, se todo dia a tarde recebemos aqui  uma dessas marmitas deliciosas com um bolo melhor que o outro, feitas pela esposa do meu chefe, a Dna Leila... tem como?!?!!? Não, não tem mesmo!!!

Esse bolo é super indicado para quem está com dor de cotovelo por não ter namorado no dia dos namorados... rs.. dizem que chocolate é bom para isso, né?! rs

Para vocês terem uma idéia, até meu pai, que não gosta de bolo de chocolate, comeu 2 pedaços desse!!!
A dica para esse bolo ficar sensacional é o principal ingrediente: o chocolate! A receita original vai achocolatado em pó, tipo Nescau, mas no caso ele foi feito (tanto o bolo, quanto a ganache) com chocolate em pó VALRHONA e esse é o segredo!

Ingredientes
3 ovos
1 xíc de açúcar
2 xic farinha de trigo
1 xic achocolatado em pó
3/4 xic de óleo de milho
1 xic leite FERVENDO (mto importante isso..)
1 col sopa fermento em pó

Modus Operantis:
Bata as claras em neve e acrescente as gemas, uma a uma, o açúcar, o chocolate, a farinha, o óleo e o leite fervendo. Por último o fermento. Deite em uma forma untada e coloque lá no forno pré aquecido a 180ºC

Para cobrir faça uma ganache com o chocolate amargo (de boa qualidade, lembra!?) e creme de leite fresco a mesma medida de cada ingrediente..

Bom, depois de tudo isso eu vou ter que correr uns 100km para queimar tudo o que eu comi nessa semana super engordativa!!! hahahahaha

sábado, 11 de junho de 2011

Bolo de milho cremoooooso ... tipo pamonha


Eu sei.. eu sei... eu venho em uma seqüência de bolos que nem eu estou acreditando, mas sabe o que é pior?!  Eu como todos que eu coloco aqui e é um melhor que o outro, não tem como não dividir!!!! Vou virar uma baleia nesse inverno!! Logo agora que as calças 36 voltaram a servir!!!

Não leve em consideração a frase: "Imagem é tudo" .. porque essa foto foi improvisada do celular e não faz nem um pouco jus a delícia que é esse bolo, que parece recheado de pamonha de milho, dá para ter uma noção!?!

Ingredientes:
04 espigas do milho, debulhadas e cruas
02 xícaras (chá) de leite
02 xícaras (chá) de açúcar
04 ovos
04 colheres (sopa) de farinha de trigo
04 colheres (sopa) de manteiga ou margarina sem sal
200 ml de leite de coco 
50 gr de queijo ralado (nada com o sabor muito forte, hein?!)
01 colher (sopa) fermento em pó



Modus Operantis:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque em uma assadeira de aproximada mente 25 cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Asse em forno pré-aquecido a 180º/200º por aproximadamente 35 minutos.
O bolo tem uma aparência cremosa lembrando uma pamonha ...



Polvilhe com canela..

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Risotto de bacalhau ao coco



Fazia 4 dias que eu estava pensando no que fazer com aquele bacalhau que estava em casa desde antes da Páscoa... 1001 maneiras me vieram à cabeça, mas não era "AQUELA" receita exatamente que eu queria comer...
Em conseqüência dessas modernidades da vida, eu instalei no meu celular um aplicativo da Nestlé só de receitas e ontem a caminho de casa eu vi essa versão do bacalhau que eu elegi como a minha preferida para a noite fria que estava ontem em São Paulo (novidade!).

Fácil e delicioso!!

Desfiei uma posta de bacalhau dessalgado (congele o resto já dessalgado!!) e deixei de molho no leite (pulo do gato!) enquanto preparava o meu mise en place. Refoguei em 2 colheres de azeite uma cebola média e 2 dentes de alho beeeem picadinhos.. 1/2 xicara de pimentão vermelho picado também até ficar macio.
Escorri o bacalhau e reservei o leite, dei uma refogada no peixe com as coisas que já estavam na panela e acrescentei 2 xícaras de arroz e aprox 1 xic de vinho branco seco.
(nota mental:eu demorei cerca de 10 minutos para conseguir abrir a garrafa de vinho com a bendita rolha zuada! Que depois foi necessário um alicate para retirá-la do saca-rolhas... cozinhar sozinha nem sempre é fácil!! rs..)

Acrescentei ao leite reservado do bacalhau um vidro de leite de coco e usei como "caldo" para cozinhar o risotto, quando acabou a mistura de leite eu continuei cozinhando utilizando água mesmo.

Ficou no ponto? Adiciona 2 col de manteiga, um pouco de queijo ralado, mistura bem, tampa lá e deixa por uns 5 minutos e sirva!!!

Na boa?! Depois da mão dolorida (por conta da rolha impossível) e dos pés frios pelo dia gelado de ontem.. esse risotto e a cia do meu pai e do namorado no jantar, era tudo que eu podia querer! Ai que delícia!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Bolo cremoso (secreto) de fubá... com goiabada!

DSC06312
Já que estamos quaaaase no inverno, a estação mais gordinha do ano, para entrar no clima eu tenho feito coisas de "gordinhos", que aquecem não só o corpo... mas a alma e enchem a barriga... sabe?!
Uma delas foi esse bolo de fubá cremoso, com goiabada dentro... Vocês não tem idéia do que é isso!!!
Mesmo eu não sendo uma super fan de doces (sim, eu sou normal, tá?! rs..) esse daqui é sensacional...

Como vocês estão vendo, eu comi no café da manhã hoje, acompanhado de um chá de baunilha, mel e camomila (sensacional tbm!), para dar aquele pique logo cedo e zerar a minha caixa de e-mails que já está bombando!!!

Bolo de fuba secreto
2 xic fubá
1 1/2 xic açúcar
3/4 xic óleo
2 xic leite
4 ovos (separados gema e clara)
100gr. de queijo de minas curado e ralado
1 col sopa de fermento em pó
1 col sopa de semente de erva doce
2 xic goibada picada (untada com FARINHA DE TRIGO)*
açúcar e canela para polvilhar a gosto

Misture o fubá, o açúcar, o óleo e o leite em uma panela e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar, abaixe o fogo e cozinhe até engrossar (tem que ficar firme), desligue e deixe esfriar.
Bata as claras em neve e sem parar de bater, acrescente as gemas, uma a uma, adicione aos poucos o fubá cozido (e frio!) e continue batendo até formar uma massa homogênea.
Retire da batedeira e adicione lentamente o queijo ralado, a erva doce, a goiabada untada e por último o fermento.. Nesse ponto, ele está com uma textura super leve, parecendo uma mousse.
Verta a massa em uma assadeira untada com manteiga e fubá e asse no forno pré aquecido (180ºC aprox) durante uns 30min (até o palito sair seco).

*Essa dica eu peguei com a Fabi, no blog Figos & Funghis e faz com que a goiabada não vá para o fundo do bolo.

Posso ser ousada e dar uma dica?!? Coma esse bolo ainda quentinho... a Goiabada estará derretida e deliciosamente quentinha, o molo fica cremooooso. Se comer frio, é uma delicia também, mas a goiabada já estará mais durinha.
DSC06313
Bom dia de muito frio para vocês! Que delícia!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Bolo de amêndoas

.

Bolo fofinho que faz barulho de esponja quando você morde, sabe?!!? Ótimo para o chá da tarde nesses dias de frio...

1 xic de manteiga
1 xic água
2 xic farinha
2 xic açúcar
1 col chá fermento
1 1/2 col chá de extrato de amêndoas
1/2 xic creme de leite fresco
2 ovos inteiros
1 xic de lâminas de amêndoas
canela a gosto

Pre aqueça o forno a 180ºC.
Em uma panela pequena, misture a manteiga e a água, deixe ferver. Enquanto a água é aquecida para ferver, adicione a farinha e o açúcar em um recipiente resistente ao calor. Após ferver, adicione a água à mistura da farinha e incorpore bem. Adicione o fermento, o extrato de amêndoa e o creme de leite. Misture os ovos e mexa bem. Deite em uma assadeira untada, cubra com as lâminas de amêndoa e leve para assar cerca de 20-25 minutos ou até que o palito saia limpo (teste do palito). Deixe esfriar e cubra com canela peneirada por cima.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Fazendo arte com comida...

Ahhhh olha que fofo isso!!!!!

Café da manhã artístico e saudável que o Bill (suuuper fofo e romântico)  faz para sua esposa Claire, com quem ele é casado há 49 anos. Ele lançou alguns livros com fotos e dicas de como fazer pratos assim, com o objetivo de incentivar adultos e crianças a melhorarem seus hábitos alimentares e fazer refeições divertidas!!
Fonte

Aproveitando.. dá uma olhada nessas panquecas!!!

Olha que coisa mais legal!!!!!
Tirado daqui

e tem até um filme para inspirar quem quiser tentar....

Vale tentar no final de semana, praticar para o dia dos namorados!!!
Beijos!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cuscuz a "Carolete"


Sugestão de nome criada pelo meu colega de trabalho 50% japonês Fernando Kume... rs..
Improviso no escritório para mais um almoço saudável!!!
Hidratar 1 xic de cuscuz marroquino em 2 xic de água com um sachê de tempero para miojo (ou as ervas e temperos que você preferir). Esquenta no microondas a água da máquina de café na leiteira improvisada, adicione o cuscuz e deixa repousando enquanto você....
desfia 1 xic de peito de frango cozido
corta em pedaços pequenos, ou jardinière (acertei?!) 1 tomate
Nessa hora o cuscuz já estará deliciosamente hidratado, é só adicionar o frango, o tomate e 1/2 xic de milho verde também, um pouco de azeite, acerta e o sal e completa com 2 castanhas do pará picadas grosseiramente!
Acompanhou uma salada de agrião e almeirão, com pedacinhos de queijo branco! Delicioso, rápido e light!

Creme integral de legumes



Da série.. Comendo bem no escritório que eu já falei tanto aqui no Bouquet, o meu almoço foi um creme integral de legumes, para aquecer o dia de sol, porém congelante que fez ontem aqui em SP.
Coisa simples e deliciosa de ser feita...Usamos uma sopa de madioquinha de saquinho, diluída conforme instruções do rótulo, 1 xíc de vagem cozida, 1 xíc de cenoura cozida, 1 xíc de arroz selvagem cozido. Deixa tudo isso uns 2 minutos no microondas, bate com um mixer e acrescenta depois mais 1 xíc de arroz selvagem cozido e 1 xic de água, mexe bem e coloca no microondas por mais uns 2 minutos.
Sirva com queijo ralado e uma fatia de torrada. Porque é possível comer coisas leves e saudáveis no escritório!! há!

Você pode fazer isso em casa também, sem problema algum e variar na quantidade/ variedade de legumes, a ordem é aproveitar!!!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dicas para uma festinha de queijos e vinhos...



O inverno está chegando, aqui em SP já está um frio do caramba... e nada como um bom vinho, um fondue, uma seleção de queijos para encontrar amigos e dar muitas risadas.

Pensando nessa seleção de coisas, eu tenho elaborado uns posts bacanas, para dar dicas de fondue (sim, estou com umas receitas diferentes e deliciosas de fondues...), tem também as racletes e dessa vez eu vou de queijo!

Aaaamo queijo e acho que uma noite de queijos e vinhos não é só colocar um monte de coisa na mesa e está pronto! E aquele amor na preparação, na seleção, na organização da noite especial?!?! rs...Não significa que é trabalhoso, nem caro, porque vamos combinar que programas baixa renda são divertidos e podem ser "glam" também!

Sendo assim vamos por partes:
- Quem e quantos:
Amigos de um mesmo grupo, de grupos diferentes, familiares.. quem você quiser... só não pode ser alérgico a queijo!!! É bacana deixar claro qual o tema do encontro para não causar desconforto a ninguém. Quantos? O ideal é convidar de 6 a 12 pessoas - gente suficiente para a conversa fluir e pequena o suficiente para ser um "encontro de amigos"...

- Quantidade e tipos:
A quantidade de queijo vai depender de quantos acompanhamentos você terá e se os seus convidados são comilões ou não... rs, mas em média, considere 60gr de queijo por pessoa. Aconselho comprar talvez um ou outro a mais, até porque não será problema algum se sobrar queijo em casa, né!?
Escolha pelo menos 4 tipos de queijos que tenham paladares diferentes, limite a quantidade que você compra pois se tiver muitos, vai acabar misturando demais os sabores. Ideal que seja bem explorado o sabor e a textura de cada, não vale virar farofa!! rs..

Variedade é a palavra chave!
Os queijos são classificados pelo tipo de leite, bem como pelo estilo. Os principais são: leite de vaca, leite de carneiro e leite de cabra. Os estilos do queijo são definidos por sua consistência (ex: parmesão), casca (ex: brie), cor (ex: blue cheese) e sua idade.
Tente escolher queijos de diferentes estilos para oferecer uma degustação que englobe um de cada. Você pode também fazer algo mais temático, escolher queijos de vários países ou de um país apenas. Independente da sua escolha tente variar queijos dos sabores mais suaves ao mais fortes, tendo pelo menos um queijo mais conhecido para criar uma experiência muito agradável ao paladar de seus convidados.

-Como servir

O queijo deve ser sempre servido na temperatura ambiente, para manter seu sabor original, sendo assim, deixe fora da geladeira (caso esteja) 1 hora antes de servir.
Dependendo do tamanho do grupo que você receberá, pode montar tábuas de queijos individuais ou uma mesa com os queijos em diferentes placas, para que cada um possa se servir. Lembrando os melhores apoios de queijo são as placas de madeira, mas pode ser também ardósia, granito, vidro ou qualquer outra que suporte a força da faca..
Sugira sempre que comecem pelos queijos de sabor mais fraco, para que os sabores mais acentuados não "mascarem" os mais neutros.

- Facas
Não que seja NECESSÁRIO... mas fica bacana ter um daqueles conjuntos de faca para queijo, sabe?!
Para facilitar está ai a relação de faca x queijo, que facilita... rs..



De baixo para cima:
1Parmesão: Usado para queijos mais duros. Parmiggiano, Reggiano, Grana, Padano e Faixa Azul.
2. Pasta: Utilizado para espalhar queijos cremosos, semelhante a uma espátula. Cottage, Cream Cheese, Mascarpone e Requeijão.
3. Mole: Esta faca é apropriada para cortar queijos moles e macios. Brie, Gorgonzola, Cheddar, Mussarela, Roquefort e Camembert.
4. Duro: Utilize para cortar queijos duros como Ementhal, Gruyère, Pecorino, Edam, Provolone e Gouda.
5. Multiuso: Você pode usar para os queijos duros ou para cortar pedaços de presunto Parma.
Deixe sempre as facas ao lado de cada queijo respectivamente.

- Acompanhamentos
Pães fatiados, biscoitos, torradas, muita água para limpar o paladar, azeitonas, frios, frutas secas, frutas frescas (como pêras que combinam com blue cheese), nozes e o que mais a sua imaginação permitir... sem esquecer do vinho!!!  Mas eu não vou dar muito pitaco nessa área, porque não sou grande conhecedora. Nessa hora é legal pedir que cada convidado traga uma garrafa assim não fica pesado para o bolso de ninguém, né?! Porque vamos combinar que hoje em dia o queijo o preço do queijo está bem salgado por aí, não?!
Falando em vinho, eu deixo uma dica de um blog bem bacana que eu sempre acompanho e que justo hoje veio com dicas de vinhos que custam até R$55,00 ... olha ai a sua festinha de queijos e vinhos ficando econômica para você e seus convidados!!!

Bom, acho que eu já falei demais, depois de tudo isso é só se jogar nas taças e nos queijos, com uma conversa muito animada e momentos deliciosos ao lado dos queridos!


Tortinhas chocopera

Concurso de sobremesas com chocolate @Americaburger
Meu prato de apresentação no concurso do America
Como eu falei aqui, fui uma das finalistas de um concurso muito bacana que rolou no restaurante America e agora eu publico a tal receita, que me levou até lá!

Massa:
3/4 xic farinha de trigo peneirada
1/2 xic açúcar de confeiteiro
1/2 xíc cacau em pó
1 pitada de sal
60g de manteiga sem sal, gelada, picada em cubos
1 ovo
1 col de sopa de água gelada.

Misture em uma tigela os secos depois acrescente a manteiga e misture até formar uma farofa (a manteiga não pode derreter, senão a massa fica muito mole!). Adicione o ovo e a água, misture bem. Enrole no PVC e deixe gelar por cerca de 1h. Unte cerca de 8 forminhas de fundo removível com manteiga e o cacau e deixe reservado. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Divida a massa em 8 e abra (entre dois pedaços de papel manteiga enfarinhados, para facilitar) discos. Forre as forminhas, fure os fundos e leve para assar por 10 min - até perder o brilho. Reserve.

Cobertura de pêra
200ml de água
1 xic de açúcar
1 pedaço de gengibre picado
3 cravos
2 pêras descascadas, cortadas pela metade sem sementes e sem o talo (usei Packham)
Sugestão: creme de leite fresco

Junte o açúcar, o gengibre, a água e os cravos e deixe ferver, reduza para o fogo médio e adicione as pêras. Retire-as quando estiverem macias, corte em fatias no sentido do comprimento e reserve.

Recheio de chocolate:
1 barra de chocolate (100gr) amargo - usei lindt 70% cacau
100gr manteiga sem sal
2 ovos
1/2 xic açúcar
3/4 xícara de farinha de trigo
1/2 xic de cacau em pó

Derreta o chocolate e a manteiga juntos e reserve. Em outro recipiente, bata os ovos e o açúcar para incorporar. Acrescente a farinha e o cacau, sempre misturando bem. Acrescente o chocolate derretido e mexa a massa até ficar uniforme e brilhante. Divida o recheio entre as bases pré-assadas e leve ao forno por 15 min (o recheio tem que ficar cremoso, parecendo um brownie). Deixe esfriar, desenforme e sirva com as pêras e se quiser com uma colher de chá de creme de leite fresco.

Entrega especial... flor de sal!!

Só não vale reparar na bagunça da minha mesa...
Nada como um pacotinho entregue no meio da tarde para dar uma animada no dia frio e cinzento...
Flor de sal entregue! Agora é só testar!!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...