segunda-feira, 16 de abril de 2012

Atrasado mas valendo... Ovo tropical (recheio de maracujá e côco)



DSC_0028
Eu sei que a Páscoa já passou há um tempo, mas só agora eu consegui a foto do ovo que eu inventei de fazer esse ano e que ficou muito bom, mas para alguém leiga e novata com o assunto chocolate... deu um trabalhão...

Como eu já comentei aqui, meu noivo trabalha na empresa de chocolate Barry Callebaut e vira e mexe ele aparece com uns produtos da empresa em casa de "presente" para que eu faça algum teste, ou qualquer outra coisa gostosa, que ele possa se acabar comendo... no relacionamento ele é o formiga da história.. uffa... rs..

Tínhamos guardadas duas barras de chocolate ao leite desde Dezembro e eu resolvi que nesse ano, para colocar em práticas conceitos e teorias que eu aprendo na faculdade e também para ser algo teoricamente mais ecônomico, eu decidi que faria os ovos de Páscoa que ia distribuir para os queridos. Eu nunca tinha trabalhado com chocolate e pelo que eu eu sabia, não era difícil de fazer... realmente não é impossível, mas você precisa de algumas coisas....
1-tempo
2-espaço.. inclusive na geladeira
3-paciência
4- 9798798 panos para limpar o chocolate que inexplicavelmente se espalha em toda a cozinha...
Lembrem-se que eu também não sou chocólotra e que passado 2h de produção, eu não aguentava mais aquele cheiro... rs.. Tudo pelo bem dos queridos e pelo sorriso esperado depois da primeira mordida...

Seguindo em frente... Tinha visto uma receita na internet, acho que no site da gnt e resolvi fazer o recheio diferente.. com maracujá, côco e leite condensado... O ovo, você faz normalmente.. faz a temperagem do chocolate (derrete no microondas 2/3 da quantidade usada... de 30 em 30 seg.. mexe bastante.. depois que estiver tudo derretido, acrescenta o 1/3 de chocolate picado e mexe mmmmmto sem parar...), passe 3 camadas do mesmo em uma fôrma de ovo de Páscoa.. Eu levei na geladeira por 5 minutos depois de cada camada..

Faça o recheio antes para que dê tempo de esfriar totalmente...
Misture 200 ml de suco concentrado de maracujá, com 3 col de sopa de açúcar, leve ao fogo baixo até dissolver o açúcar. Adicione 2 col de sopa de glucose (Karo) e 200gr de coco ralado grosso (aconselho a fazer com o côco fresco, como eu não tinha fiz com o seco mesmo..e não hidratei). Acrescente 1 lata de leite condensado, ou uns 300ml, se fosse preferir uma textura mais cremosa. Mexa tudo e deixe por uns 10 minutos no fogo... Desligue e deixe esfriar...

Quando estiver totalmente frio, preencha uma metade do ovo já forrado com 3 camadas de chocolate e cubra até faltar menos que 1cm da borda. Faça mais uma camada de chocolate de leve para gelar... Se quiser pode fazer mais uma camada de chocolate para dar uma reforçada. Como eu não sou láa muito fã de chocolate, meus ovos tinham mais recheio do que qualquer coisa... e olha, todo mundo adorou!!!

Os bombons que tinham dentro eram de creme de avelã... simples, faz 2 camadas de chocolate na forma de bombom, coloca uma colher de chá de creme de avelã... cobre com mais uma camada de chocolate e pronto!!!

Acho que esse recheio de maracujá e côco vai bem também como recheio de bolo.. quem quiser testar, me avisa depois como ficou!!!

Agradeço muito a visita de todos vocês por aqui...
Beijos,
Carol

2 comentários:

  1. Olha o ovo eu vou passar e exatamente pelo que falou - trabalhar com chocolate é o fim, uma sujeira interminável. Agora o recheio de maracujá com coco vou levando comigo pois esse acredito que não viver sem mais. Maravilhoso e serve para muitas sobremesas ou recheio de bolo de chocolate uí uma mente pecaminosa habita hoje em mim. :)

    Eli

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmm.......Devia estar uma delicia esse ovo, dona Dalalapeee....

    ResponderExcluir

Adoro receber recados, fico muito feliz com o seu! Obrigada

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...